Pular para o conteúdo

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA EM SISTEMAS DE ALARME DE INCÊNDIO

por Eng.º Valmir Banheti dos Santos e Eng.º Almo Braccesi

A instalação de Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio é indispensável e obrigatória conforme Normas do Corpo de Bombeiros e Prefeituras e devem seguir as orientações da norma NBR 17.240:2010 da ABNT, em locais acima de uma metragem quadrada, como é o caso de edifícios comerciais, residenciais, galpões e indústrias etc…para que sejam precocemente avisados sobre algum sinistro de incêndio.

Talvez mais importante que a própria instalação é sua manutenção preventiva , conforme consta em item da mesma norma.

É imprescindível que após o comissionamento do sistema e entrega da obra (veja e baixe o “check list” em https://betta.com.br/check-list-para-aprovar-conformidade-a-norma-nbr-172402010/), seja contratada empresa para a realização de visitas periódicas com emissão e relatório, a fim de garantir o perfeito funcionamento do sistema. Deve-se dar preferência a empresas especializadas e homologadas pelo fabricante do equipamento ou por ele mesmo. Ainda a instalação deve ter um livro de ocorrências, para as devidas anotações.

Como qualquer equipamento, o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio exige manutenção periódica para garantir seu pleno funcionamento e credibilidade, para que em caso de alarme sejam tomadas as medidas necessárias para evacuação do local.

QUAL A MANEIRA CORRETA DE SE EXECUTAR A MANUTENÇÃO

DE SISTEMA UM ALARME DE INCÊNDIO

Conforme a NBR 17240:2010, da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT),a manutenção corretiva e preventiva do alarme de incêndio deve ser executada por técnicos treinados e homologados pelo fabricante, para assim assegurar as perfeitas condições de uso do equipamento.

Estabelecer um roteiro mensal, de forma que todo o sistema seja verificado e aferido no período de 12 meses e fornecer relatório das condições do sistema e providências a tomar caso necessário.

Deverão ser checadas todas as funcionalidades do sistema instalado, desde as funções da central, como o funcionamento dos elementos de campo e condições de infraestrutura e cabeamento.

Importante:

Um item importantíssimo para um sistema que possui detectores de fumaça e calor e solicitado em norma é a limpeza e calibração dos detectores sejam de fumaça ou calor que só pode ser feita no laboratório do fabricante, sua falta, poderá causar dois problemas: Falsos alarmes, ou o pior a demora na detecção e consequente proliferação do incêndio.

Fabricante nacional de equipamentos para Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio, a Betta Sistemas Eletrônicos Ltda, mantém um corpo técnico especializado para prestar serviços de manutenção Preventiva e Corretiva de seus equipamentos em qualquer porte de obra.

Seu laboratório é equipado com produtos específicos de alta tecnologia e calibrados com padrão RBC para prestar assistência técnica em seus equipamentos, com precisão e componentes de alta qualidade.

Certificada ISO 9001:2015 pela ABNT e com 40 anos de mercado está apta a oferecer um ótimo atendimento aos seus clientes como fornecedora e mantenedora.

 

Abrir WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?